
Acessibilidade: É apenas permitir que qualquer pessoa com Deficiência participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.
Em informática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituir leitores de ecrã para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.
No Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Acessibilidade (Lat. accessibilitate), s.f. qualidade de ser acessível; facilidade na aproximação, no trato ou na obtenção. Acessível adj. a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance.
--> Acessibilidade no Mercado de Trabalho é uma questão muito mais complexa que qualquer definição conhecida por outras fontes.
Desde o começo da semana passada, (19/11) venho acompanhando um caso comum de negligência e falta de respeito a cota de pessoas com alguma deficiência que entram no mercado de trabalho.
De certa forma, as grandes empresas, que possuem 100 funcionários ou mais, devem sim dar oportunidade para pessoas com algum tipo de deficiência. Isso não é favor nenhum e é garantido por lei para qualquer cidadão que encontre-se numa situação assim.
Em cumprimento à Lei de Cotas de Deficiência, que estabelece que entre 2% e 5% do quadro total de funcionários das empresas devem ser deficientes, diversas empresas de todo o País estão contratando profissionais, com ou sem experiência, para vários cargos e com as mais diversas deficiências.
De fato isso pode até acontecer,
mas em muitos lugares leis como essa não são devidamente respeitadas. Já que essa exigência deve ser atendida pelas grandes empresas, é dever de cada um dos seus empresários, gerentes, supervisores e encarregados dos setores cuidar de fazer um levantamento antes de colocar uma pessoa com algumas limitações em um setor que não possui estrutura para o desenvolvimento de funções que até quem não tem nenhuma deficiência encontra dificuldades.
Acho extremamente errado fazer de pessoas com outras necessidades somente números e mais números para empresas que precisam disso para mostrar que cumprem uma lei que na verdade só serve para maquiar um problema gravíssimo que é a exclusão social.
Culpados são vários por ocasionar esse tipo de situação. Por exemplo, se uma pessoa com alguma deficiência passa pela Seleção no Departamento de Recursos Humanos, é uma função do próprio RH oferecer ao contratado uma função dentro do departamento onde surgiram as vagas que melhor se encaixe com a deficiência. Caso isso não ocorra, fica claro dois problemas principais:
1° Mostra a ineficácia apresentada pelo RH; e
2° Evidencia a pouca atenção que é oferecida a essa cota de contratações.
Quantos e quantos trabalhadores não são tratados dessa forma nas tantas empresas que existem por aí, de pequeno ou grande porte?
Quantos desses trabalhadores precisam do emprego para não dependerem do auxílio das famílias ou amigos? Se a empresa contratou, então fica ainda dentro das suas responsabilidades respeitar as limitações do funcionário, e fazer com que o emprego não sirva só como fonte de renda, mas como uma forma de inserção ao mercado de trabalho.
Empresas que não valorizam o trabalho dos funcionários ( ou parte deles ) precisam perceber que valores não são só medidos em lucros financeiros, mas também com a satisfação dos clientes internos e externos.
Serviram de Fontes:
Vivências Práticas do João A .
°http://www3.dataprev.gov.br/SISLEX/paginas/42/1991/8213.htm
°http://www.mte.gov.br/sgcnoticiaAudio.asp?IdConteudoNoticia=1187&PalavraChave=lei%20de%20cotas
°http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/lei-de-cotas-para-contratar-deficientes-precisa-ser-flexibilizada/14842/