sábado, 26 de março de 2011

Pedaladas Mundo a Dentro

Andar de Bicicleta em Fortaleza é um eterno jogo de paciência. João Alves
Uma Bicicleta na minha vida
Sei que
não sou muito de ter idéias revolucionárias, que
não tenho tanta ousadia como gostaria de ter, que
não tenho as idéias mais interessantes ou a maior capacidade de resolver os problemas meus e dos outros. Sou humano, assim como todos que chegarem a ler isso são. (Óbvio..a não ser que os outros animais racionais aprendam a ler antes de eu terminar de postar isso) rsrs
Tenho minhas habilidades e as minhas dificuldades em realizar algo com a finalidade principal voltada para mim ou não.
Hoje decidi sair um pouco, depois de um longo período de reclusão dentro de casa cuidando da mulher que cuidou de mim a vida inteira. Período esse em que ganhei peso, deixei de cuidar de mim, precisei de amigos, estive nervoso, com dúvidas e com uma sensação triste de que não valeria a pena ficar esperando.

Rutinha, a Bicicleta.
Tenho uma bicicleta que me ajuda bastante nos momentos de reflexão. Foi o meu presente de 17 anos. Pode parecer uma história um tanto dramática da minha parte, mas eu tive apenas uma bicicleta na vida antes dessa que foi o presente, por mim, considerado o mais especial dos presentes que um desconhecido possa ter me dado. Logo a Batizei de Rutinha. Uma Bicicleta que tinha todas as caracteristicas básicas que uma bicicleta tem, mas seria assim, uma bicicleta especial.
Foi ainda na infância que eu descobri que poderia sozinho ou acompanhado explorar muitas outras ruas além da minha e até outros bairros. Saía escondido dos meus pais e ia andar num lugar que sempre achei muito convidativo e simpático, cheio de verde e de vida. A Bicicleta sempre foi uma paixão e sempre esteve presente.

História, cultura e muita paixão. Meus hábitos e meu ponto de vista sobre pedaladas e pedaladas
A Bicicleta é uma invenção originalmente européia, que começou a cumprir a função de um veículo de duas rodas presas a um quadro ainda em meados do século XIX, e foi uma invenção bastante notável para o mundo inteiro. Até hoje, com essa onda de revoluções nos meios de transporte, a bicicleta é uma opção interessante por ser um transporte ecologicamente correto, saudável e de baixíssimo custo.
Eu particularmente sempre tive um prazer enorme em andar sob duas rodas. Lembro perfeitamente bem quando comecei a andar sem rodinhas ou mesmo sem me apoiar em nada. Era a melhor sensação do mundo. Minha mãe me estimulou a ser independente desde e decidido a isso.
Para mim, andar de bicicleta não é apenas subir em uma, dar algumas pedaladas e simplesmente sair por aí até onde o corpo permitir ir.
Tem todo um significado, tem todo um sentido moral, desde a hora de decidir onde se vai, até a forma de voltar.
Geralmente, busco na bicicleta duas coisas principais;
a primeira, por pura vaidade...
a segunda, por um trabalho de pura desopilação e uma intensa busca por um equilíbrio que esse exercício estimula.
Ninguém imagina o quanto me faz bem o Sol, o Vento, o Suor pelo corpo, a Segurança de impulsionar o seu corpo e controlar uma máquina tão simples e tão prática, que só precisa de equilíbrio e determinação para funcionar. É genial e magnífico poder extrair de um simples passeio toda uma filosofia sobre auto-controle, determinação, motivação, equilíbrio, dinâmicidade e força de vontade.
Geralmente, de todos os passeios que já decidi fazer, foco minha concentração em alguns princípios básicos que me fazem refletir e me ajudam bastante. Esses princípios são tão simples que pode até parecer bobagem, mas do meu ponto de vista, tem uma importância enorme, porque se um passeio comum de final de semana sem a presença deles, pode tornar-se um motivo de chateações ou pior ainda, de grandes tristezas.
1º Analisar se o passeio é viável. (ou em outras palavras, analisar se o corpo realmente suporta aquele percurso, aquela distância)
2º Conferir se os pneus estão cheios e calibrados. Apenas isso não é o bastante, pois no caso de o pneu furar numa determinada altura de uma ciclovia ou estrada, onde não tenha nenhuma borracharia, pode significar horas e horas de caminhada. É importantíssimo também sair de casa prevenido, com algum valor em dinheiro (bem guardado).
3º Não esquecer de alimentar-se antes, durante e depois do passeio e estar sempre munido de água para beber durante o passeio.
Essas são as minhas regrinhas básicas que sempre faço questão de seguir.
Andar de bicicleta não é uma atividade tão simples como aparenta. Exige força, equilíbrio e muita cautela. Por exemplo:
Numa ciclovia, em horários de movimento, toda atenção deve ser tomada, pois o fluxo de ciclistas aumenta significativamente e o risco de colisões em pontos onde existem altos e baixos. Fortaleza tem em torno de 47 km de ciclovias, segundo o Site da AMC. Não adianta nada, Fortaleza ter um número tão grande de ciclovias que além de desconexas e sem começo lógico nem fim, não tem sistema de manutenção nem qualidade alguma. Genial né?
Apesar de tudo isso, e da falta de respeito com o ciclista profissional e amador na nossa cidade, não consigo deixar de acreditar que um dia as pessoas irão acordar e perceberão assim que carro não significa bem estar, saúde e riqueza. Pode ser muito útil, mas é uma forma de esquecer outras diversas maneiras de praticar um esporte se divertindo, e de que o homem precisa de alguma forma entrar em sincronia com o próprio corpo, e os veículos automotores distanciam demais essa aproximação.
Quase sempre, pedalo sozinho por aí.
Quase nunca sei se vou voltar inteiro para casa.
E na maioria das vezes, sempre sei onde quero chegar.

Minha Inspiração que vem do Mar
Existe um cara, em que sempre lembro quando saio de casa para ir para longe, ou para perto. Resolver alguma coisa urgente, como ir a um banco, ou ir trabalhar, ou mesmo a passeio, de bicicleta. Algumas pessoas o conhecem de nome, ou por ser conhecido como o navegador solitário, ou mesmo quando falo algo sobre um homem que atravessou o oceano a remo, da África do Sul até a costa brasileira. Amyr Klynk(Clicando em cima do nome, você será redirecionado a pagina do Wikipédia que descreve o navegador mais respeitado mundialmente depois de Noé)
Esse cara me faz acreditar cada vez mais que é possível sim desafiar o improvável. Todos os dias que decido então desafiar meu corpo, minha habilidade e minha experiência na Terra como ser humano, lembro do trabalho magnífico de Amyr, relatado num livro genial, chamado Linha D'água, onde ele relata sua primeira viagem pela circunferência polar, desde a construção do navio Paratii, até a sua volta, quando encontrou as gêmeas e sua esposa Marina. Surpreendente cara. Um dia ainda conhecerei de perto esse homem incrível.

Alguns Lugares, Alguns Momentos
Andar com câmeras e celulares é quase sempre arriscado, principalmente em cidades como Fortaleza, em que sentimos na pela a ausência de segurança e de respeito com o próximo. Por isso, tenho poucas fotos de lugares por onde passei de bicicleta, mas alguns exemplos bons de passeios que sempre gostei de realizar em percursos de ida e volta;

- Porto do Mucuripe, Mucuripe, Fortaleza.
- Ceará Motor, Aldeota, Fortaleza.
- Ceará Motor, Centro, Fortaleza.
- Casa do Samuel, Lagamar, Fortaleza.
- Bancos da Parangaba, Fortaleza.
- Maranguape, Centro.
- Casa da Rute, Conjunto Ceará, Fortaleza.
- North Shopping, Parquelândia, Fortaleza.
São exemplos de percursos de ida e volta, realizados com uma boa frequencia.
Mas existem também percursos que faço sem grande frequência, como as idas a Maracanaú, os passeios a Messejana, Castelão, Jardim União...





Castelão e Rutinha


Rutinha, a companheira fiel..rsrs















Ponte Metálica, a ponto de Observação -3 


Maranguape, minha Maranguape 2 








Maranguape, minha Maranguape 1. 
Hoje Fortaleza passa por grandes obras,isso muitas vezes dificulta bastante a vida de quem pilota, pedala e dirige por aí. Um dia quem sabe nos livramos da maioria desses problemas... Nessas minhas aventuras, percebi algumas coisas que definem por alto o perfil dos usuários de bicicleta: o uso de bicicletas na cidade não é uma prática muito comum. Primeiro porque existem muitos carros, e poucas ciclovias. Isso é um entrave muito difícil de se questionar, já que o governo e a prefeitura não se preocupam em cuidar direito nem de um e nem de outro. Sobre o perfil dos ciclistas, Geralmente os usuários de bicicletas são pessoas mais velhas e bem humildes, isso pode significar muitas coisas. Inclusive que as pessoas mais novas não tem o hábito de andar de bicicleta. (mais coisas óbvias)

Mas fica a dica: quem anda sabe. Não há forma melhor de se conhecer e desafiar os limites da mente e do corpo senão sob duas rodas.