segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Poder das Ideias. O que é e de Onde vem?

"Originalidade, Conceitos, Inovações, Auto-conhecimento..."

Discutir ideias é uma forma sensata, simples e barata de certificação ao meio. É uma forma válida do sujeito entender que ele está entre outros tantos iguais, e que podem por sua vez pensar diferente.

Se buscarmos a origem do termo "ideia", vemos que assim como muitas palavras da nossa língua, deriva do grego: idea ou eidea, cuja raiz etimológica é eidos – imagem e o seu significado, desde a origem, implica a controvérsia entre a teoria da extromissão (Platão) e a da intromissão (Aristóteles). No centro da polêmica está o conceito de representação do real (realidade).


Fui buscando entender porque esse momento de tentar descobrir o outro e tentar se descobrir no outro é tão importante para nós e para o nosso desenvolvimento, tanto na sociedade, quanto para nós mesmos. Não descobri nada de novo. Apenas percebi que descobriria um pouco mais sobre capital cultural, sobre valores e formas diferentes de se colocar diante das situações criadas a partir do outro ponto de vista, de como as coisas funcionam, da forma que devemos contribuir para o mundo.Afinal de contas, porque discutimos ideias? Porque é tão importante dar de saber das coisas que você pensa? Porque sentimos essa necessidade?A medida em que o tempo vai passando e nos situamos adultos de um mundo onde as informações fluem de uma forma cada vez mais frenética, sentimos a necessidade de encontrar semelhanças e diferenças no outro.
As vezes não percebemos logo de imediato o valor que tem essa necessidade e essa reação natural. Eu por exemplo, aprendi o que isso significava a alguns meses, e fiquei maravilhado!
A busca por capital cultural é um dos principais motivos que favorecem essa interação, esse compartilhamento de informações e características de si, como você enxerga o mundo ou um fato por exemplo. É um momento particular onde precisamos nos despir de vergonhas, negligências e quaisquer outros motivos que nos prendam dentro de um determinado contexto. O momento ideal de usar a famosa frase que está na boca de todos nós:-Por quê?

A intenção de discutirmos ideias é crescimento, transcendência. Momento de rever, comparar e analisar conceitos seus e do outro. Momento que muitas vezes quebra paradigmas.
A partir do momento em que questionamos os radicais do nosso próprio ponto de vista, temos acesso ao código fonte dele, e passamos a fazer uma leitura mais apurada de como ele foi formulado conscientemente ou inconscientemente nas nossas mentes.

Musicas, livros, fotografias, videos, filmes, lugares, pessoas, posições, objetos, nuvens... Tudo pode remeter ao poder da Ideia. 
As ideias tem um papel digno de serem consideradas a origem de ações, origem de projetos, origem de atividades. Afinal de contas, as ideias são por assim dizer, o combustível do mundo e suas artes.Com o passar do tempo podemos manipular a forma como essas ideias são mantidas.
Desde cria-las e aumentá-las, até a destruí-las e resumi-las ao pó.

Na maioria das vezes, não nos damos conta de como elas nos influenciam muitas vezes a fazer coisas, tomar atitudes. Ela não necessariamente precisa ser sua para que você a compreenda como justa para ser seguida, mas nunca é bom apenas se confiar em ideias soltas, fora de contextos e fundamentos. Sendo dessa forma, podemos imaginá-las como palavras ao vento.