sábado, 16 de junho de 2012

O Indivíduo Frente a Ética: Democracia e Progresso


Não é difícil dar-se conta que ÉTICA PROGRESSO e DEMOCRACIA são fatores que fazem parte de um ciclo que se for alimentado e compartilhado, tem a capacidade de refletir mais a diante uma sociedade bem melhor, com índices cada vez mais positivos de crescimento e desenvolvimento. 


Até poucos anos, nós brasileiros vivíamos um período negro, em que dificilmente ouvia-se falar de políticas que tratassem da defesa da mulher, da proteção aos índios, de penas a crimes contra crianças, a ataques de âmbito religioso, sexual dentre outros. Os representantes políticos e grupos sociais fizeram muito por isso. Dessa forma, somos felizes ao afirmar que É POSSÍVEL SIM, no Brasil existir competência em políticas públicas que defendam de fato os interesses do "povo". Não podemos é nos conformar com tão pouco diante disso. Só isso NÃO BASTA!


A democracia não consegue por si só, resolver problemas de saúde, segurança, trabalho... muito menos a ética, que depende insistentemente de um pilar importantíssimo que é a Educação, e que a Democracia não consegue manter. Elas nunca trabalham sozinhas. Na teoria, os direitos cidadãos são sempre muito seguros, diretos, e bem claros, mas na prática, eles não são nada! Nem se comparam e não atendem a grande parte da população. Vai-se embora todo o estudo, toda a pesquisa e toda a credibilidade de um país que diz-se igual para todos. Vai-se embora o poder do eleitor. Vai-se embora as ideias, as vidas de trabalhadores! Vai-se embora toda a singularidade que pode ser aplicada ao termo NAÇÃO. 

O compromisso e todo o investimento de quem acreditava vai-se sem deixar rastros, levando embora a esperança. Não é isso que eu quero. Não é isso que eu desejo pro meu povo. E com certeza sozinho não conseguiremos. Sozinhos dificilmente chegamos a algum lugar. 


Ter ética não significa "não falar mal das pessoas". Ética vai bem mais além e remete a ideia de Equilíbrio social, de valores e princípios. Ter ética e lutar pela defesa de uma democracia são passos primordiais para a busca de uma sociedade que valorize a si mesma, que lute na busca de um governo que faça o voto valer! Sem isso, o progresso não acontece. Nós podemos perceber que para tudo isso acontecer, para toda essa máquina funcionar, é necessária a nossa participação.  O que os alimenta e o que os faz capazes é uma ação que nos coloca como na posição de patrões. Você já pensou desse ponto de vista?



Serviram de Fontes para esta pesquisa: