quinta-feira, 7 de junho de 2012

"S.O.S Sustentabilidade" A Degradação do Meio Ambiente em nossas vidas



Foto: João Alves - Kodak m575 - 01/05/2012 - 09:31

A Origem do Dia do Meio Ambiente
O Dia 5 de junho é o dia que é comemorado no Brasil e no mundo o dia do Meio Ambiente desde 1972, quando em um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), que visava tratar de problemas ambientais nos países ali representados foi realizado. O Movimento Ambiental teve início a mais de um século atrás, como resposta à industrialização que começava a criar tamanho e formas maiores que a esperada.
Esse movimento ficou cada vez mais em evidência por alertar toda a população do mundo por muitas ações irresponsáveis ou mal pensadas relacionadas a extração desenfreada, o tráfico de animais, de plantas, o desmatamento e principalmente a poluição devido a grande produção de lixo dentro das grandes cidades.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Dentre as organizações não governamentais que compareceram, estava a recém nascida Greenpeace que foi até a reunião afim de protestar contra um novo tipo de poluição que colocaria em risco ainda maior as reservas e os biomas norte americanos: A utilização de testes nucleares no Alasca e EUA.
A data está relacionada às discussões sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

1974 - O Brasil começa Atividades de Preservação Ambiental
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Os governos e prefeituras em alguns anos começaram a desenvolver e criar seus projetos e órgãos que servem até hoje como grande apoio ao povo na preservação e conscientização de questões ambientais. Aqui no Ceará, contamos com a Semam (Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano) e Cemace (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente). Esses órgãos são de grande importância para todo o território estadual e é através deles que garantimos que nossos direitos quanto cidadãos e responsáveis pela manutenção deles ocorra sempre de forma regular. 


A Realidade é essa:
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores quando em algumas ocasiões percebemos que uma organização dessas acaba por cometer falhas que muitas vezes passam despercebidas.
E esse problema levanta muitas opiniões diferentes que nos intriga muitas vezes. A população sabe dos problemas, mas não existem politicas sérias para o tratamento do lixo e regularização de leis ambientais. O dinheiro compra todos os valores que se podem imaginar. Até mesmo os valores de quem nada tem a perder. Isso muitas vezes me parte o coração, mas é uma dura realidade. Nosso governo e prefeitura não colocam profissionais sérios em cargos de extrema importância, e quem sofre os danos maiores somos nós, que dependemos desses serviços e desses projetos. Só coletar o lixo não basta! Ele necessita de tratamento e de cuidados especiais.
A coleta seletiva não existe nem na metade dos estados brasileiros e o reaproveitamento e reciclagem não atingem um número tão significativo diante da quantidade de lixo que o país produz.. Tudo é desproporcional e por fim o meio ambiente é o único que sofre as consequências desde o início do processo até o fim do mesmo. Rios, mananciais, florestas. mangues, praias e vários outros ecossistemas tornam-se depósitos de resíduos ogânicos, químicos inorgânicos.


Uma possível solução
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. E muitas vezes isso até é feito, mas com grandes impasses. Segundo dados do IBGE numa pesquisa realizada em 2009, o Ceará produz por dia 1.150 toneladas de lixo por dia. Esse número é um dado de 2009, levantado a três anos atrás. Suponhamos que não tenha havido nenhuma grande mudança na coleta, nem implementação de outros aterros
sanitários na cidade, essa quantidade apenas cresceu, assim como o numero de habitantes evidentemente aumentou. 
Existem medidas que podem ser tomadas para evitar a exacerbada produção de lixo dentro de nossas casas, exercendo assim, uma atividade digna de bons cidadãos: Não jogar lixo nas ruas, usar menos produtos descartáveis, evitar o consumo exagerado de energia elétrica e o consumo desnecessário de água. Limitar o uso do carro, limitar o uso do plástico, Reaproveite as embalagens, Limitar o uso de aparelhos que utilizem pilhas, Não usar isopor, por ser totalmente não-biodegradável, Não jogar lixo na praia, nem no meio da rua e o mais importante: Procurar projetos políticos que trabalhem com questões ambientais e tomar consciência que toda luta é válida, quando se tem determinação. 

Sustentabilidade é o PODER!                                                                                                  Pouco se havia até a alguns anos falar em sustentabilidade. Esse termo com certeza fará toda a diferença daqui pra frente. Suas definições são bem específicas, sendo um termo que é usado para definir "ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável." Edição e Revisão de João Alves

Serviram de fontes para essa pesquisa:




Acessados respectivamente em 07/06/2012