quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Valor do Processo Criativo



Criar não é uma arte restrita a grupos específicos de artistas, filósofos ou coisas do tipo.É uma atividade comum a todos nós, que somos capazes de raciocinar e estrategicamente levantar questões e possibilidades e utilizar de ideias para promover, vender, estudar... Deve ser um momento priorizado de uma forma geral e valorizado sim, em todos os seus estágios. 
O processo criativo é portanto um momento que merece todo o respeito e concentração possíveis. Publicitários, Técnicos de operações, Artesãos, Atores, Jornalistas, Cozinheiros, Pedreiros e todo e qualquer tipo de pessoa... são capazes de fazer criações. 
Se engana quem pensa que o processo criativo é coisa apenas de gente grande. Crianças podem e fazem sempre coisas que impressionam bastante... sejam fotos, sejam desenhos, sejam versinhos, cartas, poemas. Essas produções infantis são de certa forma as criações mais lindas e mais apaixonantes do mundo, por não envolverem interesses políticos, financeiros... não tem intenção de chocar com a maldade ou com perversões.

Desenhos produzidos pro Crianças :)

Quando vamos crescendo, esse processo continua atuando em nossas vidas, nas nossas relações sociais. Mas tem que adequar melhor e passa por mudanças para isso.
São analisadas três habilidades que geralmente precisamos desenvolver no decorrer da vida. 


ANÁLISE

Quando tomamos um experimento ou situação para si, e daí damos o passo inicial para uma criação, seguimos um caminho. Esse caminho portanto é baseado em análises. Um cuidado importante que devemos sempre tomar é se estamos pensando sempre de forma crítica, se estamos relacionando os pontos corretamente e se aquela argumentação vai de alguma forma influenciar o leitor/telespectador a interpretar de outras formas o assunto.

SÍNTESE

compreende a habilidade de conceber novas idéias ou produtos resultantes de um conjunto de idéias já existentes, sejam elas relacionadas ou não. Indivíduos criativos costumam ‘enxergar’ o que os demais tem dificuldade de perceber. Tais indivíduos têm a habilidade de descobrir coisas novas, fazendo conexões de idéias aparentemente não relacionadas.A síntese requer uma grande capacidade imaginativa. Indivíduos criativos, via de regra, são tomados por momentos de extrema imaginação, fantasia e devaneios. Eles têm facilidade em manipular conceitos e idéias, modificando, adaptando ou criando a partir idéias existentes. Há neles um constante interesse em aperfeiçoar produtos e idéias.


SONDAGEM E MAPEAMENTO

Pessoas criativas, em geral, possuem enorme curiosidade sobre muitas coisas e mostram-se sempre interessadas questionar quase tudo, senão tudo. Elas também demonstram interesse por áreas não relacionadas são capazes de inventar coisas a partir de idéias desconexas. Elas formam associações entre idéias dissociadas no campo de estudo e tempo, bem como entre idéias sem quaisquer relacionamento lógico. Pessoas que costumam realizar esse mapeamento, tem mais probabilidade de encontrar e transformar em um texto, conceito e ideia algo abstrato em algo real e prático.

O processo criativo é desordenado. Então, você pode questionar: se não há um conjunto de procedimentos, como uma receita de bolo, que possa seguir, então não há como aprender ou desenvolver tal habilidade. Não pense desta forma, pois todos somos criativos, uns em maior e outros menor grau.